14.11.09

A morna


A morna é um género musical e de dança de Cabo Verde. A morna trata-se verdadeiramente de um símbolo nacional, do mesmo modo que o fado para Portugal. A morna tem aspectos em comum com a modinha brasileira e o fado português. Muitos musicólogos localizam todos os três géneros ao lundum africano, provavelmente de Angola. O que é certo é que a morna é um produto complexo da junção de Cabo Verde com as culturas europeias e africanas. Mas não se sabe ao certo quando e onde surgiu a morna.
O instrumento por excelência para acompanhar a morna é a guitarra, chamada popularmente de violão em Cabo Verde. Na sua forma mais simples um violão é suficiente para fornecer um acompanhamento para outro instrumento solista, que pode ser outro violão, um violino (chamado popularmente de «rabeca» em Cabo Verde), a voz do cantor, ou outro instrumento melódico qualquer.
A temática da morna é variada, mas há certos temas que são usados com maior frequência. Para além de temas universais, como o amor, por exemplo, são também abordados temas próprios da realidade cabo-verdiana, como a partida para o estrangeiro, o regresso, a saudade, o amor à pátria, o mar. Para a maioria, a palavra morna corresponderia ao feminino da palavra portuguesa morno, numa alusão ao carácter suave e dolente da morna. No início do séc. XX, o poeta Eugénio Tavares foi um dos principais responsáveis por conferir à morna o carácter romântico que ela tem até hoje. Nos anos 50 a nível político começam a surgir movimentos de contestação à política colonial portuguesa, na morna isso é feito de uma forma velada, com um alargamento de temas a incluir louvores à terra natal ou a personagens estimadas na terra natal. Nos anos 70 surgiram inclusive composições com carácter de intervenção política. Os compositores mais recentes aproveitaram-se de maiores liberdades artísticas para conferir à morna características pouco habituais. Alguns compositores tentam a fusão da morna com outros géneros musicais.
Os maiores compositores das mornas são Eugénio Tavares e B. Leza.
A cantora de morna internacionalmente conhecida é Cesária Évora. Ela é conhecida como a rainha da morna.

Morna is a music and dance genre from Cape Verde. Morna is widely considered the national music of Cape Verde, as is the fado for Portugal. Morna shares much in common with the Brazilian modinha and the Portuguese fado. Many musicologists trace all three genres to the African lundum, probably from Angola. What is sure is that morna is a product of Cape Verde's complex encounter of European and African cultures. However it is not known for sure when and where morna appeared.
The main instrument associated with morna is the guitar, called violão in Cape Verde. In its most simple form, a guitar is enough to provide the accompaniment for another soloist instrument that can be another guitar, a violin, the singer’s voice or any other melodic instrument.
The thematic of morna is varied, but there are certain subjects that are approached with more frequency. Besides universal subjects like love, for instance, also typically Cape Verdean subjects are talked about, such as the departure to abroad, the come back, saudade, the love for the homeland, the sea. For most of the people the word morna would correspond to the Portuguese word morno (warm) clearly alluding to the sweet and plaintive character of morna. In the beginning of the XXth century, the poet Eugénio Tavares had one of the main responsibilities for giving to morna the romantic character that it has until today. In the 50s began the movement against the Portuguese colonial policy , and morna thematically widened by including lyrics praising the homeland or beloved people in the homeland. In the 70s there were even political songs. Recent composers take advantage of more artistic freedom to give to morna unusual characteristics. Some composers try fusioning morna with other musical genres.
The greatest Cape Verdean composers are Eugénio Tavares and B. Leza.
The best internationally known morna singer is Cesária Évora. She is called the queen of morna.

Morna yra Žaliojo Kyšulio muzikos ir šokio žanras. Tai nacionalinė Žaliojo Kyšulio muzika, kaip yra Portugalijos fado. Morna turi daug bendro su Brazilijos modinha ir Portugalijos fado. Daug muzikologų visus tris žanrus sieja su Afrikos lundum, manoma iš Angolos. Tačiau yra aišku, kad morna yra sudėtinis europietiškos ir afrikietiškos kultūros darinys. Vis dėlto nėra tiksliai žinoma, kada ir kur morna atsirado.
Pagrindinis su morna susijęs instrumentas yra gitara, Žaliajame Kyšulyje vadinama violão. Gitaros paprastai užtenka akomponuoti kitam soliniam instrumentui, kuris gali buti kita gitara, smuikas, dainininko balsas ar kitas melodingas instrumentas.
Mornos tematika įvairi, tačiau kai kurios temos pasitaiko dažniau. Be universalių temų, tokiuų kaip meilė, tipiškos Žaliojo Kyšulio mornų temos yra išvykimas į užsienį, sugrįžimas, ilgesys (a saudade), meilė gimtajai žemei, jūra. Daugumai žmonių žodis morna reiškia portugališką žodį morno (šiltas) aiškiai darant užuominą į mielą ir graudų mornos pobūdį. XX amžiaus pradžioje poetas Eugénio Tavares buvo labiausiai atsakingas už mornai suteiktą romantišką pobūdį, kurį ji turi iki šiol. 1950-1960 metais Žaliakame Kyšulyje prasidėjo judėjimas prieš kolonialistinę Portugalijos politiką ir morna išsiplėtė tematiškai – atsirado mornų žodžių, giriančių gimtąją žemę ar mylimus žmones gimtinėje. 1970-1980 metais atsirado net politinių dainų. Dabartiniai kompozitoriai teikia pirmenybę meninei laisvei, kad suteiktų mornai neįprastą pobūdį. Kai kurie kompozitoriai bando jungti mornas su kitais muzikos žanrais.
Žymiausi mornų kompozitoriai yra Eugénio Tavares ir B. Leza.
Pasaulyje žinomiausia mornų atlikėja yra dainininkė Cesária Évora. Ji netgi vadinama mornos karaliene.


Translated by Vaida Sirusaitė
Information and photos: http://worldmusic.nationalgeographic.com/view/page.basic/genre/content.genre/morna_757/en_US
http://en.wikipedia.org/wiki/Morna_%28music%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Morna


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