16.11.09

Choro - estilo musical Brasileiro



Choro, traditionally called chorinho,- is a Brazilian popular music instrumental style. The best term which describe choro is "the New Orleans jazz of Brazil". Its derivation is in 19th century in the cafés of Rio de Janeiro and other large cities in Brazil. The word choro in Portuguese verbatim means "to cry" which seems like an ironic name for music which is very joyful and festal.
Originally choro was played by a trio of flute, guitar and cavaquinho (a small chordophone with four strings). Also, there are other instruments mostly played in choro: the mandolin, clarinet, saxophone, trumpet and trombone.
One of the most important and efficient composers of choro is Pixinguinha. Pixinguinha has been called "the Bach of choro". He was at the height of his performing career through the 1920s, 1930s and 1940s. In 1922 Pixinguinha with his group went to Paris and developed a devoted following in France as well as his native Brazil. What is interesting is that it was the first Brazilian group to be contracted to perform abroad.
Moreover, another choro master is Jacob do Bandolim. He was one of the greatest mandolinists in Brazil. He performed and recorded his music in the 1940s and 1950s. What is more, he was a popular figure on Brazilian radio.
Choro began to fall out of fashion in the mid-1950s, and by the 1960s it was difficult to hear this music anywhere in Brazil. However, 1970 was the year of choro’s rebirth when a new generation of choro musicians emerged.


Choro, tradiciškai vadinamas chorinho,- yra populiarus braziliškas muzikos instrumentų stilius. Geriausias terminas, kuris apibūdina choro yra „Naujojo Orleano braziliškas džiazas“. Jis atsirado 19 amžiaus Rio de Žaneiro kavinėse ir kituose dideliuose Brazilijos miestuose. Pažodžiui verčiant žodį choro į portugalų kalbą reiškia „verkti“. Toks vertimas atrodo gana ironiškai muzikai, kuri yra labai linksma ir šventiška.
Originaliai choro grojamas trijomis fleitomis, gitara ir mačetė (mažas akardionas su keturiomis stygomis). Taip pat, choro yra grojama ir su mandolina, klarnetu, saksofonu, trimitu ir trombonu.
Svarbiausias ir produktyviausias choro kompozitorius, kūrėjas yra Pixinguinha. Pixinguinha yra vadinamas „choro Bachu‘.1920 m., 1930 m. ir 1940 m. jis pasiekė savo karjeros viršūnę. 1922 m. Pixinguinha su savo grupe nuvyko į Paryžių ir skyrė tiek pat daug laiko lavimuisi kaip ir būdami Brazilijoje. Įdomu yra tai, kad tai buvo pirmoji braziliška grupė, kuri sudarė sutartį koncertuoti užsienyje.
Kitas choro meistras yra Jacob do Bandolim. Jis buvo vienas iš geriausių mandolistų Brazilijoje. Jis kūrė muziką ir koncertavo 1940 m. ir 1950m. Taip pat, jis buvo labai populiarus įvairiose radijo stotyse Brazilijoje.
1950 m. choro tapo nebepopuliarus, o 1960 m. buvo sunku išgirsti šią muziką pačioje Brazilijoje. Tačiau 1970 m. buvo tie metai, kai choro atgimė iš naujo, tuo metu kai nauja choro muzikantų karta pasirodė.

Choro, tradicional chorinho chamado, - é um estilo de música popular brasileira instrumental. O melhor termo que descreve o choro é “o jazz de Nova Orleans do Brasil“. Sua derivação está no século 19 nos cafés do Rio de Janeiro e outras grandes cidades do Brasil. O choro de palavras em Português significa literalmente a chorar, que parece ser um nome irónico para a música que é muito alegre e festive.
Originalmente choro era tocado por um trio de flauta e cavaquinho (um cordofone pequeno, com quatro cordas). Além disso, existem outros instrumentos, principalmente jogado em choro: o bandolim clarinete e saxofone trompete trombone.
Um dos compositores mais importantes e eficientes do choro é Pixinguinha. Pixinguinha foi chamado “de Bach do Choro”. Ele estava no auge de sua carreira realizando através do 1920 1930 e 1940. Em 1922 Pixinguinha com seu grupo foi para Paris e desenvolveu um número de fãs na França, bem como o seu Brasil natal. O que é interessante é que ele foi o primeiro grupo brasileiro a ser contratada para executar no exterior.
Além disso é outro mestre do choro Jacob do Bandolim. Ele foi um dos maiores mandolinists no Brasil. Tocou e gravou sua música em 1940 e 1950. O que é mais que ele era uma figura popular no rádio brasileiro.
Choro começou a cair fora de moda em meados da década de 1950 e em 1960 era difícil ouvir esta música em qualquer lugar no Brasil. No entanto 1970 foi o ano do renascimento do choro é quando uma nova geração de músicos de choro surgiram.

http://saintpaulsunday.publicradio.org/features/0109_choro
http://en.wikipedia.org/wiki/Choro
http://choro-music.blogspot.com
http://www.youtube.com/watch?v=cHEJN6-1tIo
http://www.youtube.com/watch?v=cHEJN6-1tIo

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