24.11.09

Bossa Nova



A BOSSA NOVA é um movimento da música popular brasileira surgido no final da década de 1950 e início da de 1960 na capital fluminense. De início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época. Anos depois, bossa nova se tornaria um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo, especialmente associado a João Gilberto, Vinicius de Moraes, Antonio Carlos Jobim e Luiz Bonfá.

A palavra bossa apareceu pela primeira vez na década de 1930, em Coisas Nossas, samba do popular cantor Noel Rosa: O samba, a prontidão/e outras bossas,/são nossas coisas(...). A expressão bossa nova passou a ser utilizada também na década seguinte para aqueles sambas de breque, baseado no talento de improvisar paradas súbitas durante a música para encaixar falas.

Alguns críticos musicais destacam a grande influência que a cultura americana do Pós-Guerra, de musicos como Stan Kenton, combinada ao impressionismo erudito, de Debussy e Ravel, teve na bossa nova, especialmente do cool jazz e bebop. Além disso, havia um fundamental inconformismo com o formato musical de época. Os cantores Dick Farney e Lúcio Alves, que fizeram sucesso nos anos da década de 1950 com um jeito suave e minimalista (em oposição a cantores de grande potência sonora) também são considerados influências positivas sobre os garotos que fizeram a bossa nova.

Um embrião do movimento, já na década de 1950, eram as reuniões casuais, frutos de encontros de um grupo de músicos da classe média carioca em apartamentos da zona sul, como o de Nara Leão, na Avenida Atlântica, em Copacabana. Nestes encontros, cada vez mais freqüentes, a partir de 1957, um grupo se reunia para fazer e ouvir música. Dentre os participantes estavam novos compositores da música brasileira, como Billy Blanco, Carlos Lyra, Roberto Menescal e Sérgio Ricardo, entre outros. O grupo foi aumentando, abraçando também Chico Feitosa, João Gilberto, Luiz Carlos Vinhas, Ronaldo Bôscoli, entre outros.

Primeiro movimento musical brasileiro egresso das faculdades, já que os primeiros concertos foram realizados em âmbito universitário, pouco a pouco aquilo que se tornaria a bossa nova foi ocupando bares do circuito de Copacabana.

No final de 1957, numa destas apresentações, no Colégio Israelita-Brasileiro, teria havido a idéia de chamar o novo gênero - então apenas denominado de samba sessions, numa alusão à fusão entre samba e jazz - , através de um recado escrito num quadro-negro, provavelmente escrito por uma secretária do colégio, chamando as pessoas para uma apresentação de samba-sessions por uma turma "Bossa-Nova". No evento participaram Carlos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Sylvia Telles, Roberto Menescal e Luiz Eça, onde foram anunciados como "(...)grupo bossa nova apresentando sambas modernos".

Com o passar dos anos, a bossa nova que no Brasil era inicialmente considerada música de "elite" (cultural), tornou-se cada vez mais popular com o público brasileiro, em geral. Em 1962, foi realizado um histórico concerto no Carnegie Hall.

Hoje em dia, inúmeros concertos dedicados à bossa nova são realizados.
O fim cronológico da bossa não significou a extinção estética do estilo. O movimento foi uma grande referência para gerações posteriores de artistas, do jazz a uma corrente pós punk britânica.


No legado da música brasileira é rica de João Gilberto música , ele deixou várias jóias da música nacional, dentre as quais Chega de Saudade, Garota de Ipanema, Desafinado, Samba de uma nota só, etc.



BOSSA NOVA is a movement of Brazilian popular music that arose in late 1950’s and early 1960’s in the state capital. Initially, the term was only for a new way of singing and playing samba at that time. Years later, bossa nova became one of the Brazilian musical genre best known around the world, especially associated with João Gilberto, Vinicius de Moraes, Antonio Carlos Jobim and Luis Bonfá.

The bossa word first appeared in 1930’s, in Our Things, the popular samba singer Noel Rosa: The samba, the readiness/ and other bosses,/ are our things (…). The term bossa nova became also used in the next decade for those sambas brake, based on the talent to improvise sudden stops during the song to fit lines.

Some music critics highlight the major influence that American Post-War musicians like Stan Kenton, combined with Impressionism scholar of Debussy and Ravel, played in bossa nova, especially the cool jazz and bebop. Moreover, there was a fundamental dissatisfaction with the musical format of the time. The singers Dick Farney and Lucio Alves, who made success in the 1950’s with a gentle, minimalist way (as opposed to singers of high sound power) are also considered as positive influences on the boys who made the bossa nova.

An embryo of the movement since the 1950’s was the casual meetings of a group of musicians from middle-class in apartments in the south Rio, like Nara Leão, on Avenue Atlântica in Copacabana. In these meetings, more frequent, as of 1957, a group gathered to make and listen to music. Among the participants were new composers of Brazilian music, like Billy Blanco, Carlos Lyra, Roberto Menescal and Sérgio Ricardo.

First Brazilian musical movement egressed as the first concerts were held in the university; little by little what became the bossa nova was occupying bars circuit Copacabana.

In late 1957, one of these presentations, the Brazilian – Jewish school, there was the idea of calling the new genre – then just called samba sessions, alluding to the fusion of samba and jazz – through a note written on blackboard black, probably written by a secretary of the college, calling people to presentation of samba class-sessions for a “Bossa Nova”. In the event participated Carlos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Sylvia Telles, Roberto Menescal and Luis Eça, which were announced “(…) group as bossa nova samba featuring modern”.

Over the years, the bossa nova in Brazil was initially considered music as “elite” (cultural), has become increasingly popular with the Brazilian public in general. In 1962, was performed a historical concert at Carnegie Hall in New York.

Today, numerous concerts dedicated to the bossa nova are made.
The chronological order of bossa did not meant the extinction of aesthetic style. The move was great reference for later generations of artist of jazz to a current British post punk.

In Brazilian music legacy is rich of João Gilberto, he left several jewels of the national music, among which The returning of noslagia, Girl from Ipanema, Melody, Samba one note, etc.



BOSSA NOVA – tai populiarus braziliškos muzikos stilius, atsiradęs 1950-ųjų pabaigoje – 1960-ųjų pradžioje, šalies sostinėje. Iš pradžių šis terminas buvo naudojamas tik apibūdinti naujam sambos atlikimui. Po metų, bossa nova tapo vienas iš geriausiai pasaulyje žinomų braziliškos muzikos žanrų, labiausiai siejamų su atlikėjais João Gilberto, Vinicius de Moraes, Antonio Carlos Jobim and Luis Bonfá.

Žodis bossa pirmą kartą pasirodė 1930-aisiais, populiaraus sambos daininko dainoje Mūsų dalykai: Samba, sumanumas/ ir kita painiava (bosses)/ Yra mūsų dalykai (…). Sekantį dešimtmetį terminas bossa nova imtas vartoti apibūdinant pertraukėles samboje, kurios paremtos talentu improvizuoti netikėtose pauzėse dainoje.

Kai kurie muzikos kritikai kaip pagrindinę įtaką pabrėžia Amerikos pokario muzikantų bossa novos atlikimą, jungiant savo muziką su impresionizmo pradinikais, tokiais kaip Debussy ir Ravel, ypač pabrėžtina tokie muzikos stiliai kaip cool jazz ir bebop. Be to, tuo metu vyravo esminis pasipriešinimas to meto muzikos formatu. Daininkai Dick Farney ir Lucio Alves, kurie tapo populiarūs 1950-aisiais, su švelniu, minimalistiniu būdu (kaip priešybė stipraus smarkaus graso daininkams) taip pat yra laikomi kaip teigiama įtaka vyrukams sukūrusiems bossa nova.

Judėjimo užuomazga iki 1950-ųjų buvo paprasti vidurinės klasės muzikantų susitikimai Rio pietuose, tokie kaip Nara Leão, Atlântica Alėjoje, Kopakabanoje. Tuose susitikimuose, įprasčiau nei 1957-aisiais, grupė rinkdavosi muzikuoti bei klausytis muzikos. Tarp dalyvių buvo naujieji braziliškos muzikos kūrėjai – Billy Blanco, Carlos Lyra, Roberto Menescal ir Sérgio Ricardo.

Pirmasis braziliškos muzikos judėjimas išplaukė iš to, kad pirmieji koncertai buvo surengti universitete; po truputi tai, kas tapo bossa nova, okupavo barus visoje Kopakobanoje.

1957-ųjų pabaigoje, į vieną iš šių pasirodymų, brazilų – žydų mokykla, kai jau buvo idėja kaip nors pavadinti naująjį žanrą – tada vadintą tik sambos treniruotėmis – su aliuzija į sambos ir džiazo sintezę – ant mokyklinės lentos sekretorės parašytas užrašas kvietė į sambos treniruotes, į „Bossa Nova“. Renginyje dalyvavo Carlos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Sylvia Telles, Roberto Menescal and Luis Eça, kurie buvo pristatyti: „(...) grupė atliekanti bossa nova, tai yra - sambą kartu su modernu“.

Bėgant metams, bossa nova Brazilijoje buvo traktuota kaip „elito“ (kultūrinė) muzika, vis labiau tapo populiari visuotinai Brazilijos visuomenės tarpe. 1962- aisiais buvo surengtas istorinis koncertas Carnegie Rūmuose Niujorke.

Šiandien gausu bossa novai dedikuotų koncertų.
Chronologiniai bossos pakitimai nereiškė estetinio jos nublankimo. Vystimosi judėjimas buvo puiki charakteristika vėlesnių kartų atlikėjams, nuo džiazo iki dabartinės britiškos post pank muzikos.


Brazilijos muzikos palikimas yra labai turtingas João Gilberto muzika, jis paliko tokias nacionalinės muzikos brangenybes, kaip Sugrįžtą Ilgesys, Mergaitė iš Ipanemos, Melodija, Vienos natos samba ir t.t.



Por favor, ouvir
Please, listen
Prašau, pasiklausyti

http://www.youtube.com/watch?v=DSJ5xZci9mI

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