14.11.09

Heitor Villa-Lobos


Considerado, ainda em vida, o maior compositor das Américas, Heitor Villa-Lobos compôs cerca de 1.000 obras e sua importância reside, entre outros aspectos, no fato de ter reformulado o conceito brasileiro de nacionalismo musical, tornando-se seu maior expoente. Foi, também, através de Villa-Lobos, que a música brasileira se fez representar em outros países, culminando por se universalizar.

Raul Villa-Lobos, pai do compositor, funcionário da Biblioteca Nacional e músico amador, deu-lhe instrução musical e adaptou uma viola para que o pequeno Heitor iniciasse seus estudos de violoncelo. Aos 12 anos, órfão de pai, Villa-Lobos passou a tocar violoncelo em teatros, cafés e bailes; paralelamente, interessou-se pela intensa musicalidade dos "chorões", representantes da melhor música popular do Rio de Janeiro, e, neste contexto, desenvolveu-se também no violão. De temperamento inquieto, empreendeu desde cedo escapadas pelo interior do Brasil, primeiras etapas de um processo de absorção de todo o universo musical brasileiro. Em 1913 Villa-Lobos casou-se com a pianista Lucília Guimarães, indo viver no Rio de Janeiro. Em 1915 realiza o primeiro concerto com obras de sua autoria.

Em 1922 Villa-Lobos embarca para Europa, regressando ao Brasil em 1930, quando realiza turnê por sessenta e seis cidades. Seu casamento com Lucília termina na década de 1930. Depois de operar-se de câncer em 1948, casa-se com Arminda Neves d'Almeida a Mindinha, uma ex-aluna, que depois de sua morte se encarrega da divulgação de uma obra monumental. O impacto internacional dessa obra fez-se sentir especialmente na França e EUA, como se verifica pelo editorial que o The New York Times dedicou-lhe no dia seguinte a sua morte.

É possível encontrar na obra de Villa-Lobos preferências por alguns recursos estilísticos: combinações inusitadas de instrumentos, uso de percussão popular e imitação do cantos de pássaros. Também se encontra em sua obra uma forte presença de referências a temas do folclore brasileiro. O maestro não defendeu nem se enquadrou em nenhum movimento, e continuou por muito tempo desconhecido do público no Brasil e atacado pelos críticos.

Considered, even in life, the greatest composer of the Americas, Heitor Villa-Lobos composed some 1,000 works and its importance lies, among other things, the fact that he recast the Brazilian concept of musical nationalism, and became its greatest exponent. It was also by Villa-Lobos that the Brazilian music was represented in other countries, culminating in it becoming universal.

Raul Villa-Lobos, the composer's father, an official of the National Library and amateur musician, gave him musical education and a viola adapted for the small Heitor to commence his studies in cello. At 12 years old, fatherless, Villa-Lobos began playing cello in theaters, cafes and dances, in addition, became interested in the intense musicality of "whiners", representatives of the best popular music of Rio de Janeiro, and in this context, also developed on the violin. Restless in temperament, he undertook early escapades into the interior of Brazil,

the first steps of a process of absorbing the entire universe Brazilian music. In 1913 Villa-Lobos married the pianist Lucília Guimarães, moving to live in Rio de Janeiro. In 1915 conducted the first concert of his works.

In 1922 Villa-Lobos sailed to Europe, returning to Brazil in 1930, when conducted a tour of sixty-six cities. His marriage to Lucília ended in the 1930s. After being operated from cancer in 1948, married Arminda Neves d'Almeida, a former student, who after his death was responsible for the dissemination of a monumental work. The international impact of this work was felt especially in France and USA, as reflected in the editorial that The New York Times devoted to him on the day after his death.

In the works of Villa-Lobos on can fnd preferences for some stylistic features: unusual combinations of instruments, use of percussion and popular imitation of birdsong. Also in his work can be found a strong presence of references to issues of Brazilian folklore. The composer did not defend or fit into any movement, and continued for a long time unknown to the public in Brazil and attacked by critics.

Dar būdamas gyvas laikytas didžiausiu Amerikos žemyno kompozitoriumi, Heitor Villa-Lobos parašė apie 1000 kūrinių, o jo svarba, be visa kita, glūdi tame, kad jis performulavo braziliškojo muzikinio nacionalizmo koncepciją bei pats tapo jos svarbiausiu pavyzdžiu. Be to, būtent Villa-Lobos dėka Brazilijos muzika buvo pristatyta visame pasaulyje, tapdama visuotinai žinoma.

Raul Villa-Lobos, kompozitoriaus tėvas, Nacionalinės bibliotekos darbuotojas, suteikė sūnui pirmąjį muzikinį išsilavinimą bei mokė mažąjį Heitorą groti violončele naudodamas altą. 12 metų netekęs tėvo, Villa-Lobos pradėjo groti teatruose, kavinėse ir šokiuose, be to, susidomėjo populiariaja Rio de Žaneiro muzika bei, jos įkvėptas, išmoko groti smuiku. Būdamas nenustygstančio temperamento, jis anksti išvyko į Brazilijos gilumą, taip žengdamas pirmuosius žingsnius įsisavinant ištisą Brazilijos muzikos visatą. 1913-aisiais Villa-Lobos vedė pianistę Lucília Guimarães be apsigyveno Rio de Žaneire. 1915-aisiais his dirigavo pirmajam savo kūrinių koncertui.

1922-aisiais Villa-Lobos išplaukė į Europą, į Braziliją grįždamas tik 1930-aisiais, kai dirigavo koncertų turui 66 miestuose. Netrukus iširo jo santuoka su Lucília. Po vėžio operacijos 1948-aisiais, vedė buvusią mokinę Arminda Neves d'Almeida, kuri po jo mirsties rūpinosi jo milžiniško kūrybinio palikimo populiarinimu. Pasaulinis jo darbų poveikis buvo ypač jaučiamas Prancūzijoje ir JAV, ką atspindi The New York Times vedamasis kitą dieną po jo mirties.

Villa-Lobos kūryboje galima rasti polinkių į tam tikrus stilistinius bruožus: netradicines instrumentų kombinacijas, perkusijos naudojimą ir paukščių čiulbesio imitaciją. Kompozitorius neatstovavo jokio muzikinio judėjimo ir ilgą laiką buvo nežinomas Brazilijoje ir atakuotas kritikų. Taip pat jo darbuose galima rasti nemažai nuorodų į brazilų folklorą.

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