Dança e género musical do sul de Moçambique e, em particular, de Maputo, que surgiu no início da 2.ª metade do século XX, na época áurea colonial de Lourenço Marques (actual Maputo). Conhecida internacionalmente, a marrabenta teve origem nos meios urbanos.
Este género surgiu de uma fusão da música europeia com os ritmos tradicionais de Moçambique. Normalmente, era tocada por um cantor masculino, acompanhado por um coro de mulheres, e tocada com instrumentos feitos de materiais improvisados, como latas de óleo, fios de pesca e pedaços de madeira.
A palavra marrabenta vem do verbo "rebentar" ("arrebentar", em vernáculo local), numa provável referência às guitarras baratas cujas cordas rebentavam com facilidade. As letras das canções, frequentemente em dialectos locais, cantavam o amor, a vida quotidiana, a história de Moçambique e faziam também críticas sociais inerentes ao desejo de liberdade do povo moçambicano. Por esta razão, os Portugueses consideravam a marrabenta subversiva e difusora de ideais revolucionários, ordenando, muitas vezes, o encerramento de locais onde esse tipo de música era produzida. Apesar de tudo, a marrabenta animava a capital moçambicana e atraía pessoas até aí devido ao seu ritmo vivo e intenso e às suas melodias arrebatadoras. Para além desse ritmo, refira-se ainda a forma extremamente sensual da dança à qual a marrabenta está também associada. A dança marrabenta, onde participam homens e mulheres, consiste em produzir deslizamentos com os pés, no sentido lateral, e em criar fortes movimentos do corpo, no sentido ântero-posterior.
Nos anos 70, a marrabenta conheceu uma enorme projecção quando a Produções 1001 começou a realizar as primeiras gravações e a organizar vários concertos. A consolidação deste género musical ficou a dever-se aos músicos pioneiros Francisco Mahecuane e Dilon Djindji e a sua difusão internacional, à Orchestra Marrabenta Star, liderada por Wazimbo. Ainda dessa geração de músicos destaca-se Fany Pfumo, Alexandre Langa, Lisboa Matavele e Abílio Mandlaze. Actualmente, este género tem influenciado músicos da nova geração, como Elvira Viegas, Stewart Sukuma, Mingas, Chico António, José Mucavel e o grupo Mabulu. Com o passar do tempo, a marrabenta tornou-se um símbolo cultural nacional e uma referência da identidade moçambicana.
http://www.infopedia.pt/$marrabenta
marrabenta (english)
Dance and music genre from southern Mozambique, particularly from Maputo. It began in the early second half of the twentieth century, the heyday of colonial Lourenço Marques (now Maputo). Known internationally, marrabenta originated in urban areas.
This genre arose from a fusion of European music with the traditional rhythms of Mozambique. Normally it was played by a male singer accompanied by a chorus of women, and played on instruments made of improvised materials such as cans of oil, fishing wire and pieces of wood.
Marrabenta The word comes from the verb "burst" ( " arrebentar " in the local vernacular), a likely reference to cheap guitars whose strings burst with ease. The lyrics of songs are often in written local dialects. They were written about love, life, the history of Mozambique and were also social criticism inherent desire for freedom in Mozambique. For this reason, the Portuguese considered the marrabenta subversive and revolutionary ideals diffuser, causing, often, the closure of places where this type of music was produced. Nonetheless, the marrabenta animated the Mozambican capital and attracted people there due to its brisk and intense pace and sweeping melodies. Despite the rythm, it is also a form of extremely sensual dance to which marrabenta is also associated. Dance marrabenta, which involves men and women, consists of sliding ones’ feet in the lateral direction, and creating powerful movements of the body in the “from front to back” direction.
In 70 years, the marrabenta met a huge projection when the 1001 Production began making the first recordings and organized several concerts. The consolidation of this genre was due to the musicians and pioneers Francisco Mahecuane Dilon Djindji and international broadcast, the Marrabenta Star Orchestra, led by Wazimbo. More stars musicians of this generation: Fany Pfumo, Alexandre Langa, Lisbon Matavele and Abilio Mandlaze. Currently, this genre has influenced musicians of the new generation, as Elvira Viegas, Stewart Sukuma, Mingas, Chico António José Mucavele and group Mabulu. Over time, the marrabenta became a national cultural symbol and a reference Mozambican identity.
marabenta (lietuviškai)
Marabenta yra šokio ir muzikos rūšis iš pietų Mozambiko, ypač iš Maputo. Ji atsirado XXa antrosios pusės pradžioje, kolonijinio miesto Lourenço Marques (dabar Maputo) klestėjimo metu. Kadangi marabenra buvo žinoma tarptautiniu mastu, ji buvo pradėta šokti miesto teritorijose. Šis žanras atsirado susimaišius Europietiškai muzikai ir Mozambiko ritmams.
Marrabenta- žodis kilęs iš veiksmažodžio "nutrūkti" (“arrebentar” vietos liaudišku tarimu), tikėtina, kad toks pavadinimas asocijuojamas su pigiom gitarom, kurių stygos lengvai trūkdavo. Dainų tekstai yra dažnai rašomi vietine tarme.Dainos rašomos apie meilę, gyvenimą, Mozambiko istoriją ir taip pat buvo socialinės kritikos būdingos laisvės troškimui Mozambike. Dėl šios priežasties, marabenta portugalų laikoma ardomųjų ir revoliucinių idealų sklaidytoju, todėl dažnai uždaromos vietos, kuriose šis muzikos tipas buvo pateikiamas. Vis dėlto, marabenta atgaivino Mozambiko sostinę ir pritraukė žmonių dėl savo greito ir intensyvaus tempo ir jūdėti verčiančių melodijų. Be ritmo, marabenta taip pat yra asocijuojama ir su labai jausmingu šokiu. Šokis marabenta, kuriame dalyvauja vyrai ir moterys,susideda iš slydimo kojomis į šonus ir stiprių kūno judesių “iš priekio atgal” kūrimo.
Per 70 metų marabenta susidūrė su daug planavimo, kai kompanija “1001 Production” pradėjo gaminti pirmuosius įrašus ir surengė keletą koncertų. Šis žanras sutvirtėjo dėka šių muzikantų ir iniciatorių: Francisco Mahecuane Dilon Djindji ir tarptautinio transliuotuojo, Marrabenta Star orkestro, vadovaujamo Wazimbo. Daugiau šios kartosgarsių muzikantų: Fany Pfumo, Alexandre Langa, Lisabona Matavele ir Abilio Mandlaze. Šiuo metu šis žanras įtakojo ir tokius naujos kartos muzikantus, kaip Elvira Viegas, Stewart Sukuma, Mingas, Chico António José Mucavele ir grupė Mabulu. Laikui bėgant, marabenta tapo nacionalinės kultūros simboliu ir nuoroda Mozambiko tapatybę.
bom trabalho
ResponderEliminarO trabalho esta bem feito, mas eu penso que a informação esta um pouco restrita
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