19.11.09

Samba






SAMBA (português)

Samba é uma dança brasileira e gênero musical originário Africano e Europeu raízes. A palavra é derivada do verbo sambar Português, significa "a dançar ao ritmo." É um símbolo mundialmente reconhecido do Brasil e do Carnaval e é a dança nacional do Brasil. Considerada uma das mais populares expressões culturais brasileiras, o samba se tornou um ícone da identidade nacional brasileira. O samba de roda baiano (Circle Dance), que se tornou um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2005, foi a base do samba carioca, o samba que é tocado e dançado no Rio de Janeiro.
Embora o samba existe em todo o país, especialmente nos estados da Bahia, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo, sob a forma de diversos ritmos e danças populares que se originaram do batuque regional, um tipo de música e forma de dança associada de Cabo Verde , o samba é uma particular expressão musical urbanas do Rio de Janeiro, onde nasceu e se desenvolveu entre o final do século 19 e as primeiras décadas do século 20. Foi no Rio que a dança praticada por ex-escravos que migraram da Bahia, no Nordeste entrou em contato e incorporou outros gêneros jogado na cidade (como a polca, o maxixe, o lundu eo xote, entre outros), adquirindo um caráter completamente original e criar a escola de samba carioca Urbana (samba) e carnavalesco (diretor de Carnaval da escola). Na realidade, as escolas de samba são as grandes organizações de até 5.000 pessoas que concorrem anualmente no Carnaval temático com carros alegóricos, elaborado figurinos e música original.
Durante a década de 1910, algumas músicas sob o nome de samba foram gravadas, mas essas gravações não alcançou grande popularidade, no entanto, em 1917, foi gravado no disco "Pelo Telefone" ( "Por telefone"), que é considerado o primeiro samba. A canção tem a autoridade reivindicada por Ernesto dos Santos, mais conhecido como Donga, com co-autoria atribuída a Mauro de Almeida, um conhecido colunista de carnaval. Na verdade, "Pelo Telefone" foi a criação de um colectivo de músicos que participaram das comemorações da casa de Tia Ciata (Tia Ciata), mas eventualmente registras de Donga e Almeida Biblioteca Nacional
"Pelo Telefone" foi a primeira composição para alcançar o sucesso com a marca de samba e contribuir para a divulgação e popularização do gênero. A partir desse momento, o samba começou a se espalhar por todo o país, inicialmente associada ao carnaval e depois de comprar um lugar no mercado de música. Havia muitos compositores como Heitor dos Prazeres, João da Bahia, Pixinguinha e Sinhô, mas os sambas desses compositores eram "amaxixados" (uma mistura de maxixe), conhecido como sambas, maxixes.
Os contornos do samba moderno veio apenas no final da década de 1920, a partir das inovações de um grupo de compositores de blocos carnavalescos dos bairros do Estácio de Sá e Osvaldo Cruz, e os morros da Mangueira, Salgueiro e São Carlos. Desde então, houve grandes nomes do samba, e alguns, como Ismael Silva, Cartola, Ary Barroso, Noel Rosa, Ataulfo Alves, Wilson Batista, Geraldo Pereira, Zé Kéti, Candeia, Ciro Monteiro, Nelson Cavaquinho, Elton Medeiros, Paulinho da Viola , Martinho da Vila e muitos outros.
Como o samba é consolidada como uma expressão urbana e moderna, começou a ser tocada nas rádios, espalhando os morros e bairros de zona sul do Rio de Janeiro. Inicialmente visto com preconceito e criminalizadas por suas origens negras, o samba para conquistar o público de classe média também. Derivado do samba, musical, ganhou-se nomes como o samba-canção, partido alto, samba-enredo, samba de gafieira, samba de breque, bossa nova, samba-rock, pagode, e muitos outros. Em 2007, o IPHAN se tornou o Samba Patrimônio Cultural do Brasil.
O samba é o gênero musical mais popular no Brasil, bem conhecida no exterior associada com o futebol e Carnaval. Essa história começou com o sucesso internacional de "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, seguido com Carmen Miranda (apoiada pelo governo de Getúlio Vargas e os E.U. Política da Boa Vizinhança), o que levou o samba Estados Unidos, foi mais longe, bossa nova, que, finalmente, entraram no país no mundo da música. O sucesso do samba na Europa e no Japão só confirma a sua capacidade de conquistar fãs, independentemente da linguagem. Atualmente, existem centenas de escolas de samba realizada em solo europeu (espalhados por países como Alemanha, Bélgica, Holanda, França, Suécia, Suíça). Já no Japão, os registros de investir fortemente no lançamento de sambistas antigos conjunto de discos, que acabou por criar um mercado composto exclusivamente de catálogos das gravadoras japonês.
O samba moderno que surgiu a partir do início do século taxa é basicamente 2 / 4 e andamento variado, com o uso consciente das possibilidades do refrão cantado ao som de palmas e ritmo de batucada, e que gostaria de acrescentar uma ou mais partes, ou escritórios declamação de versos. Tipos Tradicionalmente, o samba é tocado por cordas (cavaquinho e vários tipos de guitarra) e vários instrumentos de percussão como o pandeiro. Por influência das orquestras americanas em voga desde a Segunda Guerra Mundial e do impacto cultural da música E.U. pós-guerra, começaram a ser utilizados também instrumentos como trombones e trompetes, e da influência do choro, flauta e clarinete.
Além do ritmo e da barra de definir musicalmente, historicamente, traz em si toda uma cultura de alimentos (pratos específicos para ocasiões), danças variadas ((miudinho, coco, samba de roda, pernada), festas, roupas (sapato bico fino, camisa de linho , etc), e pintura do NAIF de nomes consagrados, como Nelson Sargento, Guilherme de Brito e Heitor dos Prazeres, ea comunidade de artistas anônimos (pintores, escultores, designers e estilistas) que faz as roupas, fantasias, carros alegóricos e carros de carnaval abre o alas das escolas de samba.
O Dia Nacional do Samba é comemorado em 2 de dezembro. A data foi criada por iniciativa de um vereador de Salvador, Luis Monteiro da Costa, em homenagem a Ary Barroso, que foi composta "Na Baixa do Sapateiro" - embora ele nunca tinha estado na Bahia. Assim, em 2 de dezembro marcou a primeira visita de Ary Barroso a Salvador. Inicialmente, este dia foi comemorado Samba somente em Salvador, mas finalmente se transformou em um dia nacional.








SAMBA (english)

Samba is a Brazilian dance and musical genreoriginating in African and European roots. The word is derived from the Portuguese verb sambar, meaning "to dance to rhythm." It is a worldwide recognized symbol of Brazil and the Carnival and is the national dance of Brazil. Considered one of the most popular Brazilian cultural expressions, the samba has become an icon of Brazilian national identity. The Bahian samba de roda (dance circle), which became a UNESCO Heritage of Humanity in 2005, was a basis of the samba carioca, the samba that is played and danced in Rio de Janeiro.
Although samba exists throughout the country—especially in the states of Bahia
, Maranhão, Minas Gerais, and Sao Paulo—in the form of various popular rhythms and dances that originated from the regional batuque, a type of music and associated dance form from Cape Verde, the samba is a particular musical expression of urban Rio de Janeiro, where it was born and developed between the end of the 19th century and the first decades of the 20th century. It was in Rio that the dance practiced by former slaves who migrated from Bahia in the northeast came into contact and incorporated other genres played in the city (such as the polka, the maxixe, the lundu, and the xote, among others), acquiring a completely unique character and creating the samba carioca urbana (samba school) and carnavalesco (Carnaval school director). In reality, the samba schools are large organizations of up to 5000 people which compete annually in the Carnival with thematic floats, elaborate costumes and original music.
During the
1910s, some songs under the name of samba were recorded, but these recordings did not achieve great popularity; however, in 1917, was recorded in disc "Pelo Telefone" ("By Phone"), which is considered the first samba. The song has the authority claimed by Ernesto dos Santos, best known as Donga, with co-authors attributed to Mauro de Almeida, a known carnaval columnist. Actually, "Pelo Telefone" was creating a collective of musicians who participated in the celebrations of the house Tia Ciata (Ciata aunt), but eventually registed by Donga and the Almeida National Library.
"Pelo Telefone" was the first composition to achieve success with the brand of samba and contribute to the dissemination and popularization of the genre. From that moment, samba started to spread across the country, initially associated with Carnival and then buying a place in the music market. There were many composers as Heitor dos Prazeres, João da Bahia, Pixinguinha and Sinhô, but the sambas of these composers were "amaxixados" (a mix of maxixe), known as sambas-maxixes.
The contours of the modern samba came only at the end of the
1920s, from the innovations of a group of composers of carnival blocks of neighborhoods of Estácio de Sá and Osvaldo Cruz, and the hills of Mangueira, Salgueiro and São Carlos. Since then, there were great names in samba, and some as Ismael Silva, Cartola, Ary Barroso, Noel Rosa, Ataulfo Alves, Wilson Batista, Geraldo Pereira, Zé Kéti, Candeia, Ciro Monteiro, Nelson Cavaquinho, Elton Medeiros, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, and many others.
As the samba is consolidated as an urban and modern expression, he began to be played in
radio stations, spreading the hills and neighborhoods to south area of Rio de Janeiro. Initially viewed with prejudice and criminalized by their black backgrounds, the samba to conquer the public middle class as well. Derived from samba, other musical earned themselves names such as samba-canção, partido alto, samba-enredo, samba de gafieira, samba de breque, bossa nova, samba-rock, pagode, and many others. In 2007, the IPHAN became the Samba a Cultural Heritage of Brazil.
The samba is the most popular musical genre in Brazil, well known associated abroad with the
football and Carnival. This history began with the international success of "Aquarela do Brasil," by Ary Barroso, followed with Carmen Miranda (supported by Getúlio Vargas government and the US Good Neighbor policy), which led to the samba United States, went further by bossa nova, which finally entered the country in the world of music. The success of the samba in Europe and Japan only confirms its ability to win fans, regardless of language. Currently, there are hundreds of samba schools held on European soil (scattered by countries like Germany, Belgium, Netherlands, France, Sweden, Switzerland). Already in Japan, the records invest heavily in the launch of former Sambistas set of discs, which eventually create a market comprised solely of catalogs of Japanese record labels.
The modern samba that emerged from the beginning of the century rate is basically 2/4 tempo and varied, with conscious use of the possibilities of chorus sung to the sound of palms and batucada rhythm, and which would add one or more parts, or offices of declamatory verses. Traditionally, the samba is played by strings (
cavaquinho and various types of guitar) and various percussion instruments such as tambourine. By influence of American orchestras in vogue since the Second World War and the cultural impact of US music post-war, began to be used also as instruments trombones and trumpets, and the influence choro, flute and clarinet.
In addition to rhythm and bar set musically, historically brings in itself a whole culture of food (dishes for specific occasions), dances varied ((miudinho, coco, samba de roda, pernada), parties, clothes (shoe nozzle fine, linen shirt, etc), and the
NAIF painting of established names such as Nelson Sargento, Guilherme de Brito and Heitor dos Prazeres, and anonymous artists community (painters, sculptors, designers and stylists) that makes the clothes, costumes, carnival floats and cars opens the wings of schools of samba.
The Samba National Day is celebrated on
December 2. The date was established at the initiative of a Alderman of Salvador, Luis Monteiro da Costa, in honor of Ary Barroso, which was composed "Na Baixa do Sapateiro" - although he had never been in Bahia. Thus, on December 2 marked the first visit of the Ary Barroso Salvador. Initially, this day was celebrated only Samba in Salvador, but eventually turned into a national day.




SAMBA (lietuviškai)

Samba - tai Brazilijos šokio ir muzikos stilius, kurio kilmės šaknys yra atkeliavę iš Afrikos ir Europos. Žodis kilęs iš portugalų veiksmažodžio sambar, kuris reiškia "šokti į ritmą." Tai visame pasaulyje pripažintas Brazilijos karnavalo, liaudies šokių ir pačios Brazilijos simbolis. Samba laikoma viena iš populiariausių Brazilijos kultūrų raiškų, ji tapo Brazilijos nacionalinės tapatybės simboliu. Bahian Samba de Roda (šokio ratas), kuris tapo UNESCO žmonijos paveldu 2005, taip pat buvo pagrindas Sambai Carioca, tai samba, kuri buvo grojama ir šokama Rio de Žaneire.
Nors Samba egzistuoja visoje šalyje - ypač Bahia, Maranhão, Minas Gerais ir San Paulo regionuose - įtraukdama įvairius populiarius ritmus ir šokių formas, kilusius iš regioninės batuque, muzikos tipus ir susijusias šokio formas iš Cape Verde , Samba yra neabejotinai Rio de Žaneiro muzikinė raiška. Čia ji gimė ir išsivystė tarp 19-ojo amžiaus pabaigos ir 20-ojo amžiaus pirmųjų dešimtmečių. Būtent Rio de Žaneire buvę vergai, atvykę iš Bahia regiono, pradėjo praktikuoti smabą, įtraukdami daugybę kitų žanrų, kurie buvo populiarūs mieste (pavyzdžiui, polka, maxixe, lundu ir xote ir pan.). Taigi susiformavo visiškai unikalūs Carioca urbana samba (Samba mokykla) ir carnavalesco (Carnaval mokyklos direktorius). Iš tikrųjų, samba mokyklos yra labai didelės organizacijos, vienijančios iki 5000 žmonių, kurie kasmet konkuruoja teminiuose Karnavaluose.
1910-aisiais buvo išleista keletas dainų, pavadintų Samba, įrašų, tačiau pastarieji nesusilaukė didelio populiarumo, tačiau 1917 metais buvo išleistas diskas "Pelo Telefone" ("telefonu"), kuris yra laikomas pirmuoju Samba disku. Šį diską išleido Ernesto dos Santos, geriau žinomas kaip Donga, kartu su bendraautoriais. Tiesą sakant, "Pelo Telefone" sukūrė muzikantų kolektyvą, kuris dalyvavo namų šventėse Tia Ciata (Ciata teta), bet galiausiai Donga ir Almeida Nacionalinė biblioteka įregistravo jį.
"Pelo Telefone" buvo pirmasis bandymas pasiekti sėkmės su Samba vardu ir prisidėti prie šio žanro sklaidos ir populiarinimo. Nuo to momento Samba pradėjo plisti visoje šalyje, iš pradžių ji buvo susieta su Karnavalu, o tada išsikovojo vietą muzikos rinkoje. Buvo daug kompozitorių kaip Heitora dos Prazeres, João da Bahia, Pixinguinha ir Sinhô, tačiau šių kompozitorių sambos buvo "amaxixados" (iš maxixe Mix), žinomos kaip sambos-maxixes.
Šiuolaikinės Sambos kontūrai išryškėjo tik 1920-ųjų pabaigoje, dėka grupės kompozitorių novatoriškumo. Nuo to laiko minimi žymūs vardai samboje, kaip pavyzdžiui, Ismael Silva, Cartola, Ary Barroso, Noel Rosa, Ataulfo Alves, Wilson, Batista, Geraldo Pereira, Ze Keti, Candeia, Ciro Monteiro, Nelsonas Cavaquinho, Elton Medeiros, Paulinho da Viola , Martinho da Vila, ir daugelis kitų.
Kadangi Samba yra įtvirtinta kaip miestietiška ir moderni išraiška, ji buvo pradėta transliuoti radijo stotyse, pradėjo skleistis į Rio de Žaneiro pietų rajoną. Iš pradžių į Sambą buvo žvelgiama su išankstiniu neigiamu nusistatymu ir netgi buvo vadinama nusikaltimu dėl savo „juodos“, bet ji sugebėjo užkariauti ir viduriniąją visuomenės klasę. Nemažai Samba davė kitoms muzikos formoms, kaip pavyzdžiui, samba-canção, Partido Alto, samba-enredo, Samba De gafieira, samba de breque, Bossa Nova, Samba-rock, Pagode, ir daugeliui kitų. 2007-aisiais IPHAN Samba tapo Brazilijos kultūros paveldu.
Samba yra populiariausias muzikos žanras Brazilijoje, kuri taip pat gerai žinoma užsienyje kaip futbolo ir Karnavalų šalis. Ši istorija prasidėjo kartu su tarptautine sėkme "Aquarela do Brasil" pagal Ary Barroso, po to su Carmen Miranda (kuris buvo palaikomas Getúlio Vargas Vyriausybės ir JAV Good Neighbor policy), taigi Samba nukeliavo ir į JAV, o vėliau žengė dar toliau kartu su bossa nova, kuri galiausiai įsitvirtino šalies muzikos pasaulyje. Sambos sėkmė tiek Europoje, tiek Japonijoje patvirtina šio muzikos žanro gebėjimą laimėti gerbėjų, nepriklausomai nuo kalbos. Šiuo metu yra šimtai Samba mokyklų išsibarsčiusių visoje Europoje (kaip pavyzdžiui, Vokietija, Belgija, Nyderlandai, Prancūzija, Švedija, Šveicarija).
Modernus samba, atsiradęs XX amžiaus pradžioje, pasižymi 2/4 tempu ir įvairiomis variacijomis, taip pat sąmoningu chorų galimybių išnaudojimu. Tradiciškai, samba atliekama styginiais instrumentais (Cavaquinho ir įvairių kitų rūšių gitaromis) bei įvairiais mušamaisiais instrumentais, pavyzdžiui, tambūrinu. Dėl madingo Amerikos orkestro įtakos nuo Antrojo pasaulinio karo ir dėl kultūrinio poveikio JAV muzikai po karo buvo pradėti naudoti trombonai ir trimitai, o štai dėl choro įtakos buvo pradėti naudoti fleitos ir klarnetai.
Samba Nacionalinė diena švenčiama gruodžio 2. Datą nustatė Alderman Salvadoras, Luis Monteiro da Costa, Ary Barroso garbei, kuris buvo sudarytas "Na Baixa do Sapateiro" iniciatyva - nors jis niekada nebuvo Bahia. Taigi, 2 d., buvo pažymėtas pirmasis vizitas Ary Barroso Salvadore. Iš pradžių ši diena buvo švenčiama tik Salvadore, tačiau ilgainiui virto nacionaline diena.




Sources :
http://en.wikipedia.org/wiki/Samba ;
http://translate.google.com/# .



Sem comentários:

Enviar um comentário