29.9.09

Mafalda Ivo Cruz


Mafalda Ivo Cruz nasceu numa família de músicos, no final dos anos 50. Começou a estudar piano com cinco anos, aos dez entrou para o Conservatório Nacional de Lisboa, onde completou o Curso de Piano, e com 21 anos pa
rtiu para Paris, continuando os estudos musicais, com uma bolsa de três anos da Embaixada de França. Até 1998 residiu entre Paris e Lisboa, e deu aulas de piano. A sua escrita convoca todas as artes: nos romances e nos contos de Mafalda Ivo Cruz, a pintura, a fotografia, a dança ou o teatro ocupam um espaço cénico que a música completa, e (re)une. Não por acaso, o título do seu primeiro livro é Um Requiem Português (1995), um piscar de olho a Brahms que termina ao som de Beethoven. É unanimemente reconhecida como uma das vozes mais originais e representativas da actual escrita portuguesa, tendo recebido o Grande Prémio da Novela e do Romance da A.P.E pelo seu romance «Vermelho» (D. Quixote, 2003) e o prémio Pen Club por «O Rapaz de Botticelli» (D. Quixote, 2002). A sua obra inclui, «Um Requiem Português» (Presença, 1995), «A Casa do Diabo» (D. Quixote, 2000), traduzido igualmente em Espanha. Colabora em diversos jornais e revistas, como crítica literária, ensaísta ou ficcionista: suplemento literário do jornal Público, Expresso, revistas Rodapé (Biblioteca de Beja), Colóquio/Letras, Livros ou O Escritor (APE). Colaborou ainda no ciclo Vozes e Olhares no Feminino, promovido pela Porto 2001, e no livro colectivo que resultou deste evento, onde figura um pequeno ensaio sobre a autora, da autoria de Maria João Reynaud.

Mafalda Ivo Kruz gimė muzikų šeimoje XX a. 6 dešimtmečio pabaigoje. Būdama 5 metų pradėjo mokytis groti pianinu, o dešimties įstojo į Lisabonos valstybinę konservatoriją, kur baigė pianino grojimo kursus, būdama 21-erių metų išvyko į Paryžių, kur tęsė savo muzikines studijas gaudama 3 metų stipendiją iš Prancūzijos ambasados. Iki 1998 m. gyveno tarp Paryžiaus ir Lisabonos ir vedė pianino pamokas. Jos rašiniai apima visus menus: Mafaldos Ivo Kruz romanuose ir pasakojimuose piešimas, fotografija, šokis ar teatras užima sceninę erdvę, kurią užbaigia ir sujungia muzika. Neatsitiktinai jos pirmoji knyga vadinasi "Portugališkas Requiem" (1995 m.) - akimirksnis Bramsui, kuris užsibaigia Bethoveno garsu. Visuotinai pripažinta kaip turinti vieną originaliausių balsų ir esanti viena originaliausių dabartinių portugališkai rašančių rašytojų, ji buvo apdovanota APE Didžiąja Novelių ir Romanų premija (Grande Prémio da Novela e do Romance da A.P.E ) už savo romaną "Raudonas" («Vermelho», D. Quixote, 2003 m.) ir Pen Club premija už "Botičelio vaikinas" («O Ra
paz de Botticelli», D. Quixote, 2002 m.). Tarp jos darbų paminėtini "Portugališkas Requiem" («Um Requiem Português», Presença, 1995 m.), "Velnio namas" («A Casa do Diabo», D. Quixote, 2000 m.), kurie taip pat išversti Ispanijoje. Ji kaip literatūros kritikė, eseistė ir apsakymų rašytoja prisideda prie keleto laikraščių ir žurnalų: žurnalo "Público" literatūrinio priedo "Expresso", laikraščių "Rodapé" (Bežos biblioteka), "Colóquio/Letras, Livros" ar "O Escritor" (APE). Taip pat prisidėjo prie ciklo "Balsai ir žvilgsniai moteriškai" (''Vozes e Olhares no Feminino''), remto Porto miesto 2001 m. ir šio renginio rezultate parašytos bendros knygos, kurioje figūravo nedidelė esė apie autorę, parašyta Marijos Žuan Reino.

Mafalda Ivo Cruz was born in the family of musicians in the late '50s. She began studying piano at five years, at ten she entered the National Conservatory of Lisbon , where she completed her piano course, at 21 years she went for Paris where she had continued her musical studies with a three-year scholarship from the French Embassy. Until 1998 she lived between P
aris and Lisbon, and gave piano lessons. Her writing calls all the arts. Painting, photography, dance or theater holding a stage space that music ends and (re) unites in novels and tales of Mafalda Ivo Cruz. Not coincidentally, the title of her first book is "A Portuguese Requiem" (1995), a blink to Brahms that ends with the sound of Beethoven. She is universally acknowledged as one of the most original voices and representative of the current Portuguese writing and she received the Grande Prémio da Novela e do Romance da A.P.E for her novel "Red" («Vermelho», Don Quixote, 2003) and the premy of Pen Club for 'The Lad of Botticelli" («O Rapaz de Botticelli», Don Quixote, 2002). Her works also includes "A Portuguese Requiem" («Um Requiem Português», Presence, 1995), "The House of the Devil" («A Casa do Diabo»,Don Quixote, 2000) which are also translated in Spain. She collaborates in several newspapers and magazines, as a literary critic, essayist and novelist. She collaborates in literary supplement Expresso of the newspaper Público, magazines like "Rodapé" (Library of Beja), "Colóquio/Letras, Livros" or "O Escritor" (APE). She has also performed in the cycle "Voices and Looks in Feminine" which was sponsored by the Port in 2001, and also she contributed in the book that resulted from this collective event, which contains a short essay on the author, written by Maria João Reynaud.

Portuguese text from: http://quintascomlivros.wordpress.com/2009/04/23/mafalda-ivo-cruz/

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