18.11.12

Olá!



 Bom dia a todos! Eu sou o Gediminas Žurauskas. Sou lituano e moro em Kaunas. Tenho 29 anos. A minha familia é grande. Tenho 3 irmãos. O seus nomes sâo o Mantvydas, o Audrius e a Evelina. Eu também tenho o cão Jesse e o gato Rasas. Ambos sâo pretos. O gato é muito comilão.
 Eu estudei gestão internacional na KTU. A minha profissão é gestor. Eu trabalho em empresas de exportação. Neste semestre de outono eu estudo a lingua portugesa. Tenho aulas de português as duas vezes de semana. Para mim a lingua portuguesa é muita graciosa.
Eu gosto muito de viajar. Eu visitei a Alemanha, a Espanha, a Itália, a Inglaterra, a Irlanda, a Grécia e a Rússia. Eu também quero visitar Portugal nesto outono.
No tempo livro eu gosto jogar basquete, volei de praia, pescar e apanhar cogumelos. Depois do trabalho eu gosto de ouvir música e encontrar-me com os amigos.

Muito prazer e ate já!

14.11.12

Olá a todos!


Olá! Eu sou a Saulė Smolskaitė. Sou lituana. Moro em Kaunas com o meu namorado Žilvinas. Temos um gato, ela é um azul russo e seu nome é Olga. A minha família é composta por três pessoas: a minha mãe é a Rima, meu pai é o Raimundas. Minha mãe tem dois gatos, os seus nomes são Mėta e Micius.

Sou estudante de filosofia da universidade Vytautas Magnus. Eu tenho dezanove anos e o dia do meu aniversário é sete de agosto. Eu tenho olhos verdes. Sou tímido, calma e eu amo gatos. Eu sonho com o futuro abrir um gatil.

Eu gosto de ler e desenhar. O meu hobby é ouvir música e brincar com o meu gato.

Obrigado pela sua atenção.

Olá

Olá eu sou o Nursultan eu sou do Quirguistão, mas eu moro em Kaunas. Eu tenho 12 anos e estou na escola de Pushkin. Eu amo geografia e tortas cozincheiro. Eu tenho dela degus Kashtanka. Ela mao girando em um círculo. Eu tenho um amigo que seu nome é Paul` ela éde Israel

12.11.12

Falo eu.aš Kalbu - episódio 6



Este é um projeto interessantíssimo desenvolvido na Universidade Vytautas Magnus, por alunos que aprendem português, com o professor Nuno Guimarães. As alunas que participaram no projeto são Inga Rudaitytė, Eglė Daunoravičiūtė e Rita Andrejeva.

Os textos são de Óscar Peixoto que interpreta a figura de entrevistador.

As traduções de Lituano para Português são de Eglė Daunoravičiūtė.
As marionetas, feitas pelas alunas citadas, são a florista Onutė, interpretada por Eglė Daunoravičiūtė, a
cantora Oksana, interpretada por Rita Andrejeva e a atriz Adele interpretada por Inga Rudaitytė
Mais informação pode ser consultada aqui.

Falo eu.aš Kalbu - episódio 5



Este é um projeto interessantíssimo desenvolvido na Universidade Vytautas Magnus, por alunos que aprendem português, com o professor Nuno Guimarães. As alunas que participaram no projeto são Inga Rudaitytė, Eglė Daunoravičiūtė e Rita Andrejeva.

Os textos são de Óscar Peixoto que interpreta a figura de entrevistador.

As traduções de Lituano para Português são de Eglė Daunoravičiūtė.
As marionetas, feitas pelas alunas citadas, são a florista Onutė, interpretada por Eglė Daunoravičiūtė, a
cantora Oksana, interpretada por Rita Andrejeva e a atriz Adele interpretada por Inga Rudaitytė
Mais informação pode ser consultada aqui.

Olá! Eu sou a Agnė Jakubonytė...


Olá todos!


Está tudo bem? Eu sou a Agnė Jakubonytė. Sou lituana e moro em Ukmergė. A minha família é composta por quatro pessoas: a minha mãe é a Aušra, meu pai é o Robertas, tenho um irmão- ele é o Justinas. Nós temos dois cães- Bela e Lota.

Eu tenho dezanove anos, 1.63 cm de altura. Como menina da Lituânia, eu sou loura, tenho o cabelo liso, uns olhos azuis e a pele clara. Apesar disso, eu tenho caráter quente, sou energética, trabalhadora, sincera.

Eu realmente gosto de comunicar com as pessoas. Facilmente sou capaz de encontrar uma linguagem comum. Também gosto de leitura, música é por isso que cantei durante treze anos. Também eu estou interessada em desporto.

Neste momento eu sou estudante de investigação ambiental e ecologia.

Obrigado pela sua atenção.



                                                                                                           Boa sorte e adeus!

8.11.12

Olá! Chamo-me Ernesta Budreckytė...


Cá estou eu! Olá a todos! 

Chamo-me Ernesta Budreckytė. Eu sou lituana e sou da Lituânia. Eu sou de Alsėdžiai, mas agora moro em Kaunas. A minha casa fica no centro da cidade e tem vista para o  Soboras através da minha varanda. Eu adoro a perspectiva.

Eu sou estudante de psicologia de universidade Vytautas Magnus e sou uma aluna do segundo ano. Eu tenho vinte anos e o dia do meu aniversário é dois de agosto.

Eu não sou muito alta. O meu cabelo é comprido, encaracolado e castanho. Tenho olhos azuis. Eu sou faladora, alegre, romântica e calma. Eu gosto de dançar, ler livros, ouvir música. Eu adoro música de guitarra.

Eu gosto muito da minha família. Eu tenho dois irmãos e pais. O nome do irmão é Nerijus e a irmã chama-se Donata, a mãe é a Vilma e o pai é o Vidmantas. Eu tenho três animais de estimação, dois cães e um gato. O nome do cão é Naris e a cadela é a Tundra, o gato chama-se Gato.

Até logo!

7.11.12

Olá! Eu sou a Kristina Štaupaitė...


 Bom dia a todos! 

Eu sou a Kristina Štaupaitė. Sou da Lituânia. Moro em Kaunas com o meu namorado Arvydas e uma cadela. O seu nome é Pupa. Tenho também  mãe, chama-se Liudmila e o pai chama-se Vilius e não tenho irmãos. 
Eu sou estudante do primeiro ano de mestrado, da turma património cultural e turismo da universidade Vytautas Magnus. 
Tenho vinte e quatro anos. O meu dia de anos é 19 de dezembro. Embora tenha nascido no inverno, eu gosto muito da primavera. Acima de tudo, gosto de viajar. Mais do que tudo eu quero visita a Madeira e a Geórgia no Cáucaso, não nos Estados Unidos. Etambém  gosto de ler livros, escutar música e passar tempo com os amigos. Eu estou interessada em arte e história. 

Muito prazer e até à vista!



5.11.12

Olá! Chamo-me Monika Jankūnaitė...


Olá! Bom dia a todos! Chamo-me Monika Jankūnaitė. Sou da Lituânia, de Kėdainiai, mas agora moro em Kaunas. Eu moro perto da minha faculdade. A minha casa fica no centro da cidade, na rua de L. Sapiega. O meu quarto não é grande, mas é confortável. Eu gosto dele.
Eu sou estudante de direito na Universidade de Vytautas Magnus. Eu sou uma estudante do segundo ano. Eu falo lituano, inglês, alemão e estudo português.
A minha família não é grande: a mãe Elona, o pai Alvydas, a irmã Agnė e eu.
Eu tenho vinte anos. O meu dia de anos é o dia 6 de outubro. Eu sou arrumada, calma, romântica e educada. Eu gosto de cantar, dançar, fazer bolos, ver filmes, escutar música e passar tempo com os meus amigos. Cantei durante oito anos. Estou interessada na magia e desporto. Eu amo os animais também. Tenho um cão. O nome dele é Ramzis. O meu cão tem o pêlo claro castanho e curto.

Até logo!

Lessons for 5 and 6th November

I hope that will not happen this... ;)



PORTUGUÊS 1 - 5 de novembro

To listen and repeat:
Lição 1: http://www.youtube.com/watch?v=_M5cU2iUxNI

Lição 2: http://www.youtube.com/watch?v=eDL_vD8aoDM&feature=related

Lição 3: http://www.youtube.com/watch?v=LEp7OS0xm2Y

Lição 4: http://www.youtube.com/watch?v=CW9nbh7VwU8

Licão 5: http://www.youtube.com/watch?v=522mdCTYe3U&playnext=1&list=PL798E43B657A12CEE&feature=results_video




PORTUGUÊS 1 - 6 de novembro

Exercises:


When you finish each exercise, please make print screen and print it in paper.

Stories:

Find in each story all the Portuguese nouns and Portuguese verbs. Write them in Portuguese and in English.

Next lesson you must present a report with all the work.

4.11.12

Olá a todos! Eu sou a Gintarė Mališkaitė...



Boa noite! Eu sou a Gintarė Mališkaitė. Sou lituana e sou da Lituânia. Moro em Vilkaviškis. Tenho 20 anos. Eu faço vinte no dia trinta e um de outubro. Eu gosto de desenhar. Sou muitas vezez vencedora de concursos de desenho. Eu sou estudante d0 segundo ano de artes na universidade Vytautas Magnus. O meu primo Waldemar viajará para a Lituânia em 2013 e eu estou muito feliz com a vinda dele! Eu gosto de aprender português, para poder falar com o meu primo. Isto é tudo o que eu queria dizer!

                                                                                                    Muito prazer e até breve!

Olá amigos! Eu sou a Ieva e o meu apelido é Paniulaitytė...



Cá estou eu! Como estás? Eu sou a Ieva e o meu apelido é Paniulaitytė. Eu sou Lituana de Kretinga, mas agora moro em Kaunas. Eu tenho vinte anos. Eu sou estudante do segundo ano de música jazz na Universidade Vytautas Magnus. Eu gosto de cantar, jogar, viajar e comunicar. Eu gosto muito do outono. Eu não tenho irmãos mas tenho os melhores pais: a mãe chama-se Giedrė e o pai chama-se Antanas. Eu tenho uma cadela, chama-se Idilė, ela tem pelo preta e encaracolado. O meu dia de anos é a 12 de fevereiro. Eu tenho cabelo liso, risco ao meio, tenho lábios grossos. Eu não sou não muito alta. Além disso, eu tenho muitos amigos, eu sou feliz!

Boa sorte e até logo!



3.11.12

Olá! Sou a Viktorija Bičkovaitė



Olá! Estão bem? Sou a Viktorija Bičkovaitė. Sou estudante da Universidade Vytautas Magnus. Sou estudante de música. Eu moro em Kaunas. Sou da Lituânia. Eu tenho 21 anos. O meu aniversário é em 13 de março. Eu tenho mãe e pai. A mãe chama-se  Kristina, o pai chama-se Remigijus. Eu não tenho irmãos. Eu tenho um namorado. Ele é muito alto. E tem uns olhos lindos. São azuis. Eu gosto de passar tempo com o meu namorado e os meus amigos.

Muito prazer e até breve!

1.11.12

Olá bom dia a todos! Eu sou a Monika Stankutė

Olá bom dia a todos! Eu sou a Monika Stankutė . Eu sou da Lituânia e moro em Kaunas. Eu estudo na Universidade de Vytautas Magnus. Eu sou estudante de Ciências Políticas. Eu tenho aulas todos os dias da semana. Eu tenho 19 anos.  Eu gosto de cantar, dançar e passar tempo com os meus amigos. Eu falo lituano, inglês e estudo português. O meu aniversário é em abril. É no dia 26 de abril. Eu tenho um cão. O meu cão tem o pêlo castanho e curto.  Eu tenho duas irmãs. Os seus nomes são nomes Julija e Ieva.