22.3.10

Silves

Silves (Algarve, Portugal)
Silves – uma pequena cidade que está situada numa colina. Num mapa pode-se ver que Silves está no sul de Portugal, na região do Algarve, no distrito de Faro. Nesta cidade há cerca de 10 800 habitantes. Silves já foi capital do Algarve, quando prosperou sob o domínio dos árabes até ser conquistada pelos cavaleiros da Ordem de Santiago, em 1242.
Agora vamos ver como esta cidade viu o Cruzado que narrou os episódios da sua conquista em 1189: “ ....erguia-se em anfiteatro, no seu esplendor de cidade asiática, com as fachadas árabes dos palácios a brilhar ao sol quase tropical, com os seus eirados e minaretes, as ruas pejadas de bazares, e, em baixo e ao redor, os pomares viçosos de amendoeiras, laranjeiras e figueiras, e no cimo, recortando-se no fundo azulado da serrania, o alcácer de pedra ruiva, assente em terreno escarpado e encimado pelo torreão grande...“
Hoje em dia, chegando a Silves não nos será difícil ficar de novo deslumbrados, como o Cruzado de há oitocentos anos atrás.
Agora, depois de ver esta cidade maravilhosa pelos olhos do Cruzado, vamos continuar a nossa viagem por Silves em palavras e vamos falar sobre os monumentos e lugares que vale a pena para visitar. Aqui há introduzidos os mais atrativos e interessantes.
Um dos monumentos mais cativantes e controversos é “A Ponte Velha”. Para alguns romana, para outros medieval, é por certo uma construção muito antiga de forte aparelho em grés vermelho. Tem seis arcos redondos, agora reduzidos a cinco.
Em Silves numa rua pode-se observar a presença de três importantes símbolos do poder local: as Portas da Cidade, o Pelourinho, e o edifício dos Paços do Concelho, sendo o primeiro e o último sedes, respectivamente, da antiga e da actual Câmara Municipal.
Às pessoas que gostam de visitar museus, uma de mais interessantes lugares aqui em Silves é o Museu Municipal de Arqueologia, que alberga no seu interior uma das mais notáveis e recentes descobertas arqueológicas - um Poço-Cisterna do séc. XII.
Sem dúvida que em Silves há muitas igrejas, igual que na maioria das cidades de Portugal. Aqui pode-se visitar a Igreja da Misericórdia, a Igreja de Nossa Senhora dos Mártires e a antiga Sé Catedral.
Um dos mais esplêndidos monumentos de Silves é o seu Castelo. O Castelo é o sistema defensivo que envolveu em tempos toda a cidade de Silves era bastante completo e sofisticado. Embora subsistindo opiniões de que poderá ter havido algum reduto defensivo da época romana ou pré-romana na actual colina em que assenta a cidade. O que resta actualmente do sistema defensivo de muralhas que envolvia Silves remonta quase exclusivamente à época almóada da ocupação islâmica (séc.XII-XIII ), época das lutas da Reconquista cristã levadas a cabo pelos primeiros cinco reis de Portugal.
Sem nenhuma dúvida, em Silves há mais lugares e monumentos importantes e interessantes, mas não os vamos enumerar todos, isto deixamos para vocês, se vos atrair esta cidade. Tenho a certeza que vai descobri-la de novo e esta vez não em palavras, mas ao vivo :)

Sem comentários:

Enviar um comentário