19.10.09

Gago Coutinho e Sacadura Cabral - a primeira travessia aérea do Atlântico Sul

Gago Coutinho e Sacadura Cabral - a primeira travessia aérea do Atlântico Sul

Almirante da armada portuguesa, historiador, matemático e geógrafo. Nasceu em Lisboa (1869-1959).
Ele foi pesquisador da aeronavegação, autor de trabalhos geográficos e históricos, principalmente acerca das navegações dos Portugueses: “Tentativa de Interpretação Simples da Teoria da Relatividade Restrita”; “O Roteiro da Viagem de Vasco da Gama”, a sua versão nos Lusíadas e o livro “A náutica dos descobrimentos” (1951). Ele foi membro da Academia de Ciências de Lisboa e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, inventou também o sextante que tem o seu nome e que o tornou admirado na aeronáutica mundial, recebeu a grã-cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. Em 1943, a bordo do veleiro Foz do Douro, refez a rota de Pedro Álvares Cabral na viagem que culminou com a descoberta do Brasil. Morreu em Lisboa, em 18 de Fevereiro de 1959. Artur de Sacadura Freire Cabral nasceu a 23 de Maio de 1881 em Celorico da Beira. Era filho de Artur Sacadura Cabral e de Maria Augusta da Silva Esteves. Morreu de desastre no mar do Norte, em Novembro de 1924, quando voava em direcção a Lisboa, pilotando um avião que caiu. Não foi encontrado o seu cadáver.


Um dos grandes feitos

A primeira travessia aérea do Atlântico Sul foi concluída com sucesso pelos aeronautas portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, em 1922, no contexto das comemorações do Primeiro Centenário da Independência do Brasil. A épica viagem iniciou-se em Lisboa, às 16:30h de 30 de Março de 1922, empregando um hidroavião monomotor Fairey F III-D MkII, especialmente concebido para a viagem, equipado com motor Rolls-Royce e baptizado Lusitânia. Sacadura Cabral exercia as funções de piloto e Gago Coutinho as de navegador. Um horizonte artificial adaptado a um sextante, a fim de medir a altura dos astros, invenção que revolucionou a navegação aérea à época., foi utilizado nesta viagemA primeira etapa da viagem foi concluída, no mesmo dia, sem incidentes em Las Palmas, nas Ilhas Canárias, embora tenha sido notado, por ambos, um excessivo consumo de combustível. No dia 5 de Abril, partiram rumo à Ilha de São Vicente, no Arquipélago de Cabo Verde, cobrindo 850 milhas. Fazendo escalas em Salvador, Porto Seguro e Vitória a 17 de Junho de 1922 pousaram no Rio de Janeiro. Embora a viagem tenha durado setenta e nove dias, o tempo de voo foi de apenas sessenta e duas horas e vinte e seis minutos, tendo percorrido um total de 8.383 quilómetros.


Gago Coutinho and Sacadura Cabral – the first air crossing of the South Atlantic

Carlos Viegas Gago Coutinho was an admiral of the Portuguese navy, historian, mathematician and geographer. He was born in Lisbon (in 1869).
Carlos Viegas Gago Coutinho researched aeronautics, was an author of geographical and historian works especially about the voyages of the Portuguese: “Attempt of Simple Interpretation of the Relativity”, “The Road Trip to Vasco da Gama and his version in Lusíadas” and the book “The nautical discoveries” (1951). Besides, he was a member of the Lisbon Academy of Sciences and of the Institute of Brazilian Geography and History, invented the sextant which bears his name and that he admired in the aeronautical world and received the Grand Cross of the National Order of Southern Cruise.
In 1943 he boarded the sailboat Foz do Douro, retracing the route of Pedro Alvares Cabral on the voyage that culminated in the discovery of Brazil.
He died in Lisbon on 18 of February, 1959.
Artur de Sacadura Cabral was born on 23rd of May, 1881 in Celorico of Beira. He was the son of Arthur Sacadura Cabral and Maria Augusta da Silva Esteves.
He died of a plane crash in the North Sea in November 1924, when heading for Lisbon. The body was not found.

One of the great achievements

The first air crossing of the South Atlantic was completed successfully by the Portuguese airmen Sacadura Gago Coutinho and Artur de Sacadura Cabral in 1922, in the context of the celebrations of the centenary of the Independence of Brazil.
The epic journey began in Lisbon, at 16:30 on the 30th of March 1922, using a hydroplane Fairey III F-D MkII, specially designed for the trip, equipped with Rolls-Royce motor and named “Lusitania”. Sacadura Cabral exercised the functions of pilot and Gago Coutinho was a navigator. An artificial horizon was adapted to a sextant to measure the height of the stars, an invention that revolutionized air navigation at the time. The first stage of the journey was completed the same day without incident in Las Palmas, Canary Islands, although excessive fuel consumption has been noted by both. On 5th of April they headed for the island of São Vicente in Archipelago of Cape Verde, covering 850 miles.
Making stops in Salvador, Porto Seguro and Vitoria on 17th of June, 1922 they landed in Rio de Janeiro.
The whole trip took seventy-nine days. The flight time was only sixty-two hours and twenty-six minutes that covered a total of 8383 kilometers.

Gago Coutinho ir Sacadura Cabral – pirmoji oro kelionė per Pietų Atlantą

Carlos Viegas Gago Coutinho buvo Portugalijos karinio jūrų laivyno admirolas, istorikas, matematikas ir geografas. Jis gimė Lisabonoje (1869).
Carlos Viegas Gago Coutinho tyrinėjo oreivystę, buvo geografinių ir istorinių darbų, ypač apie portugalų keliones, autorius: „Pastangos apie paprastą reliatyvumo teorijos interpretaciją“, „Vasco da Gama kelionė ir jo versija apie Lusiadas”, bei parašė knygą „Laivybos atradimai“ (1951). Be to jis buvo Lisabonos Mokslų Akademijos bei Brazilijos Geografijos ir Istorijos Instituto narys, išrado sekstantą, išlaikiusį jo vardą ir parodantį jo žavėjimąsi aeronautikos pasauliu, gavo Nacionalinį Pietų Kelionės Didžiojo Kryžiaus apdovanojimą. 1943 m. jis laviravo burlaivį Foz do Douro, atkartodamas Pedro Alvares Cabral maršrutą kelionės, kuri baigėsi Brazilijos atradimu.
Mirė Lisabonoje vasario 18 d. 1959 m.
Artur de Sacadura Cabral gimė gegužės 23 d. 1881 m Celorico (Beira). Jis buvo Arthur Sacadura Cabral ir Maria Augusta da Silva Esteves sūnus. Žuvo lėktuvo avarijoje Šiaurės Jūroje 1924 metų lapkritį skrendant į Lisaboną. Kūnas nerastas.

Vienas didžiausių pasiekimų

Pirmoji oro kelionė per Pietų Atlantą buvo sėkmingai pabaigta dviejų portugalų lakūnų Sacadura Gago Coutinho ir Artur de Sacadura Cabral 1922 m. Brazilijos nepriklausomybės šimtmečio šventės proga.
Epinė kelionė prasidėjo Lisabonoje 16.30 val. kovo 30d. 1922 m. naudojant hidrolėktuvą Fairey III F-D MkII, specialiai sukurtą šiai kelionei, su Rolls-Royce motoru ir pavadintu „Lusitania“. Sacadura Cabral atliko piloto funkcijas ir Gago Coutinho buvo šturmanas.
Dirbtinis horizontas buvo pritaikytas prie sekstanto matuoti žvaigždžių aukštį - išradimas, kuris padarė perversmą oro navigacijoje tuo metu.
Pirmasis kelionės etapas pabaigtas tą pačią dieną be jokių atsitikimų Las Palmas, Kanarų salose, nors abu pilotai pastebėjo per didelį degalų išnaudojimą. Balandžio 5 d. Jie nusileido São Vicente saloje Cape Verde Archipelage įveikę 850 mylias. Darydami sustojimus Salvadore, Porto Seguro ir Vitorijoje, birželio 17 d. 1922 m. Jie nusileido į Rio de Janeirą. Visa kelionė užtruko 79 dienas. Skrydžio laikas buvo 62 valandos ir 26 minutės įveikus iš viso 8383 kilometrus.

http://www.calendario.cnt.br/gago.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_travessia_a%C3%A9rea_do_Atl%C3%A2ntico_Sul
http://cvc.instituto-camoes.pt/ciencia/p28.html

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