24.10.11

Sobre Sigita Bietkyte


Olá meus caros leitores!


Sou a Sigita. Sou estudante de filologia Lituana na Universidade de Vytautas Magnus. Também estudo letão e português. Quando ouço o meu professor contar histórias de Portugal, eu sonho em visitar aquele país de milagres. Claro que agora falo com sotaque e muito pobremente mas penso em melhorar.

Continuando a minha história, penso que apresentar os “hobbies” é a melhor maneira de descrever uma pessoa. As minhas atividades são fotografia, pintar a aguarela, poesia, tiro e ioga. Escreve-me se tens os mesmos interesses: sbietkyte@gmail.com


Adeus.


Sigita Bietkyte


19.10.11

Olá! Chamo-me Viktorija.

Chamo-me Viktorija. Sou estudante de Economia na universidade de Vytautas Magnus. Tenho vinte anos.

A minha família não é grande: eu tenho uma irmã e pais. Eu também tenho um gato e um cão. Os meus pais moram em Kaišiadorys, mas trabalham em Kaunas. A minha irmã mora e trabalha em Dublin.

Eu moro sozinha em Kaunas, no apartamento da minha família. O apartamento não é grande, mas é bonito, tem um quarto. O apartamento fica ao lado do parque, em frente da mercearia, mas longe da universidade. A rua é estreita e muito tranquila.

Eu gosto muito de yoga. Eu também gosto de ouvir a música e ler livros. Eu falo lituano, russo, inglês e um pouco de português.

Olá! Sou a Loreta Mockutė.

Olá! Sou a Loreta Mockutė. Sou lituana e sou estudante de filologia lituana na Universidade Vytautas Magnus. Estou na Lituânia. Tenho 20 anos. Gosto muito de livros e música. Gosto de ler livros sobre os pensamentos de pessoas famosas e histórias. Eu também quero aprender a tocar piano. Estou interessada em psicologia. Eu amo a natureza e adoro passar tempo ao ar livre. Gostaria de comunicar com pessoas. Gosto de aprender idiomas. Eu acho que esta é uma ótima maneira de aprender a cultura e mentalidade de outro país. Eu falo Lituano e Inglês. Eu falo um pouco o idioma russo e chinês. Agora eu estou a aprender Letão e Português. Eu amo Zig Ziglar autor americano que escreveu: "O que você está tentando ganhar perseguindo os seu objetivos, não é tão importante como em quem você se transforma quando você está tentando isso”.

17.10.11

O meu nome é Maria ...



Olá,



O meu nome é Maria e sou estudante de Filologia Francesa na universidade Vytautas Magnus. Eu tenho vinte anos .Moro em Kaunas.

Eu falo inglês, francês e alemão. Agora eu aprendo português e espanhol.
Eu tenho muitos hobby. O principal hobby é o cinema. Eu vou ao cinema frequentemente. Também gosto muito de futebol. Especialmente do clube espanhol "Barça".
Eu interesso-me por moda e por viajar para outros países. Eu adoro os países do mar Mediterrâneo..


Adeus!

16.10.11

O meu nome é Dovilė


O meu nome é Dovilė. Eu tenho vinte anos. Eu moro na Lituânia. Eu sou lituana e falo lituano. Também falo inglês e russo.

Eu sou estudante de psicologia na Universidade Vytautas Magnus. Gosto de comunicar, falar, ouvir os outros, rir. Também gosto de música e dança. Agora eu vou para o grupo coral. Gosto de música latina por isso tenho aulas de salsa. Também gosto de ler livros.

Eu tenho uma irmã. Ela chama-se Deimantė. A minha mãe chama–se Danutė. Ela é professora. O meu pai chama–se Rastidas. Ele é motorista. Eu tenho dois cães e abelhas.

8.10.11

Lituanos no Brasil / Lietuvių palikuonys Brazilijoje žavisi senelių gimtine ir nesispardo grįžti (nuotraukos)

HERE,   the complete report in Portuguese and Lithuanian 

CONFERENCES IN VDU - THE CARNATION REVOLUTION OF 1974



Next Monday, one more presentation with the topic 

THE CARNATION REVOLUTION OF 1974

(26.09.2011, 5 pm, VMU - Center of Foreign Language (room 422))


This event is not only for students. All the people who are interested in this theme are welcome!

7.10.11

CONFERENCES IN VDU: LUSOPHONY - THE UNIVERSALITY OF THE PORTUGUESE LANGUAGE AND CULTURE

These presentations concentrate on the universality of the Portuguese Language and Culture where the Lusophony concept serves as the binding factor of this modern position of Portugal and all Portuguese speaking countries. Starting with a historical perspective of the concept, we intend to present the most interesting aspects of contemporary cultural and linguistic view, supported by the presentation of photos, films and music.
All sessions will be under the responsibility of Nuno Guimarães, lector of Portuguese at Vytautas Magnus University and Cultural Advisor of Portuguese Embassy in Lithuania.

PROGRAM:

THE PORTUGUESE DISCOVERINGS
26.09.2011, 5 pm, VMU - Centre of Foreign Language (room 422)

THE CARNATION REVOLUTION OF 1974
10.10.2011, 5 pm, VMU - Centre of Foreign Language (room 422)

FADO, THE SOUL OF PORTUGAL
24.10.2011, 5 pm, VMU - Centre of Foreign Language (room 422)

LUSOPHONY - THE AFRICAN COUNTRIES
14.11.2011, 5 pm, VMU - Centre of Foreign Language (room 422)

LUSOPHONY - PORTUGAL AND BRAZIL
28.11.2011, 5 pm, VMU - Centre of Foreign Language (room 422)